área de Atuação

Direito Empresarial

Direito Empresarial é uma área que cuida das relações de interesse pertencentes às organizações e aos empreendedores. Área que estuda os empresários e as relações que eles mantêm como sócios, patentes e marcas de terceiros. Também tem o objetivo de fazer uma análise antecipada e implementar ações preventivas para evitar problemas para os clientes.

O funcionamento do direito empresarial acontece em algumas áreas, como no caso da regularização dos negócios.

Para abrir e manter uma empresa, é necessário passar por algumas formalidades, documentações e burocracias para evitar problemas legais.

Essas formalidades são importantes tanto para abrir um negócio quanto para continuá-lo, o que envolve consultas para saber se existe outra razão social com o mesmo nome e a elaboração de contrato social para obter o CNPJ.

Também é muito importante emitir alvará municipal de funcionamento e outras autorizações voltadas para modelos de negócios dos mais variados tipos.

A compra e venda de empresas também é regulamentada pelo direito empresarial, e nada mais é do que quando uma pessoa física ou pessoa jurídica adquire tudo ou parte das ações desses empreendimentos.

Tramita hoje em dia proposta de um novo Código Comercial, encabeçada pelo Professor Fábio Ulhoa Coelho, muito bem recebida nos meios jurídico, político e empresarial. A proposição culminou na apresentação do PL 1.572/2011 à Câmara dos Deputados, que visa a instituir um novo Código Comercial no Brasil. A ideia é uma tentativa de unificação legislativa, superando problemas trazidos pelo Código Civil de 2002.

Para isso, é necessário adotar uma série de procedimentos legais e documentais que vão garantir a idoneidade do processo.

Se alguém deseja comprar uma empresa, precisa contar com um advogado especialista em direito empresarial, assim como quem vende também precisa.

É necessário fazer um contrato de compra e venda, constando os documentos da negociação e o que é determinado pela legislação do direito empresarial, pois isso evita abusos contábeis, patrimoniais e econômicos e ainda coíbe fraudes.

Todos os envolvidos conseguem garantir seus direitos, algo muito importante para evitar que os entes da negociação sejam prejudicados, além de poderem tomar decisões com mais consciência em relação aos riscos e oportunidades.

O advogado de empresa vai atuar com um trabalho preventivo para que sua empresa não precise passar por situações desnecessárias e prejudiciais. E, caso não seja possível evitar, o profissional pode, ainda, trabalhar de forma corretiva, comparecendo a audiências de conciliação, por exemplo.

Quais são as vantagens de ter um advogado de empresa ou assessoria jurídica?

Não existem mais dúvidas de que ter um advogado de empresa ou assessoria jurídica é de extrema importância para seus negócios. No entanto, se ainda assim você acha desnecessário ter esse profissional te auxiliando no negócio, listamos algumas vantagens bem interessantes:

A começar pelo planejamento estratégico, que é fundamental para manter seu negócio estável. O profissional de Direito é capaz de montar um plano eficaz para que sua empresa não caia em furadas na hora de fechar uma transação comercial.

Em seguida, podemos citar também que o advogado de empresa é o profissional qualificado para analisar novos contratos, atuar com medidas preventivas, mensurando possíveis riscos e prejuízos à organização.

E, para finalizar, podemos deduzir que pelo fato do advogado de empresa, ou assessoria jurídica, realizar um trabalho preventivo, que busca minimizar riscos para os negócios da empresa, os custos com indenizações processuais, multas administrativas e outros gastos têm redução significativa no orçamento da empresa.

Como escolher o melhor advogado de empresa?

Antes de buscar um profissional de Direito para sua empresa, você deve se atentar a alguns pontos importantes. Peça recomendações de amigos, familiares, sobretudo quem entende do negócio. Busque saber do histórico do profissional, ou do escritório que vai prestar assessoria. Se possível, consulte clientes antigos. Fique atento à metodologia aplicada na resolução do trabalho. Não corra o risco de contratar um profissional que não trabalhe com ética.

Caso contrate um escritório que preste assessoria jurídica, se atente também às especialidades. Um escritório de advocacia precisa oferecer serviços voltados para as principais áreas do Direito, como tributário e trabalhista, por exemplo.